A Soberba Precede a Queda: aprendendo com a história de Sansão

Por que a soberba precede a queda? A Bíblia nos mostra que o orgulho e o excesso de confiança são os passaportes carimbados para a autodestruição, sendo o próximo passo para a ruína.  

Na verdade, as Escrituras estão recheadas de exemplos e experiências sobre a soberba. E todas elas demonstram uma só coisa: a soberba precede a queda

Para aprender mais sobre como deixar de lado a soberba e trilhar o caminho da humildade, quero te apresentar a história de Sansão. Tenho total certeza que por meio deste texto, Deus abençoará você! 

O que a Bíblia fala sobre Sansão? 

Sansão foi um homem escolhido por Deus para libertar o povo de Israel da dominação filisteia. No tempo dos juízes, Sansão foi vocacionado para, por meio de sua força, impedir a destruição dos hebreus e derrotar o domínio dos filisteus. Como um homem consagrado à missão libertadora, Sansão era um nazireu, ou seja, ele tinha um voto específico de obediência ao serviço e à sua vocação.

E na sua trajetória como juiz e libertador de Israel, progressivamente Sansão deixou de lado seu chamado para viver as paixões da vida.

É claro que não há nada de mal em desfrutar das “coisas belas da vida”. O prazer, a beleza, a juventude e tudo que satisfaz a alma pode fazer bem para nós outros. O grande problema é quando o prazer toma a dimensão mais importante da vida. Porém, isso se torna um mal maior quando o supérfluo se transforma em prioridade.

E isso foi real na vida de Sansão. Seu desejo em desfrutar da vida o fez esquecer que, antes de tudo, ele era um vocacionado. E os votos de nazireu – não tomar vinho, não tocar em mortos, não cortar o cabe

Diante disso, podemos perguntar: Por que Sansão perdeu sua força? Aprendemos pela Bíblia que a soberba destruiu a vida de Sansão porque ele substituiu a confiança em Deus pela força de suas próprias mãos. Ao deixar de cumprir seus votos, Sansão reduzia sua existência ao seu próprio “eu”. Revelando o segredo de sua força à mulher que se apaixonou, Dalila, que pertencia ao povo inimigo, o orgulhoso Sansão demonstrava que seu ego era maior que seu chamado.

E por isso, sua soberba precedeu sua queda, levando Sansão a perder sua força e sucumbir diante do povo filisteu.   

A humildade precede a honra

“O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra” (Provérbios 15:33). 

Se a soberba nos leva à ruína, a humildade nos conduz à honra. A vida de Sansão foi marcada por uma trajetória de paixões, mentiras e mesmo assim, com algumas vitórias. Mas a libertação do povo de Israel não havia sido concretizada. 

Após revelar à Dalila o segredo de sua força – que estava em seus cabelos – Sansão foi preso e escravizado pelos filisteus. Desta forma, o homem que derrotou milhares usando apenas uma queixada de jumento, agora estava acorrentado, sendo ridicularizado pelos seus inimigos. No auge da sua miséria, Sansão já não possuía mais qualquer orgulho. E a soberba que precede a queda já havia se dissipado diante da sua destruição. 

Porém, Sansão clamou ao Senhor. Em oração e com humildade, ele disse: “Ó Soberano Senhor, lembra-te de mim! Ó Deus, eu te suplico, dá-me forças, mais uma vez, e faze com que eu me vingue dos filisteus por causa dos meus dois olhos! (Juízes 16:28)”. O homem mais forte daquela época estava cego e sem forças diante dos seus inimigos. Ao orar com fé naquele momento, Sansão demonstrava definitivamente sua confiança em Deus, mesmo diante da sua total incapacidade. 

Desta forma, a história de Sansão nos ensina que a arrogância nos afasta de Deus, e que as paixões nos cegam e apagam a consciência do nosso real chamado. Mas a humildade recupera nossa honra diante do Senhor, pois ela é capaz de nos levar à confiança no Senhor. 

A soberba precede a queda, mas a vontade de Deus prevalece

A Bíblia diz que “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda (Provérbios 16:18)”.

Deus agiu na vida de Sansão após o reconhecimento do seu pecado. Sua soberba e cegueira espiritual os levaram a perder sua força. Mas o Senhor, ironicamente, liberta o povo de Israel do poder dos filisteus no momento em que Sansão está mais fraco: a vontade de Deus prevalece!

Por incrível que pareça, Sansão matou mais filisteus no momento de sua vergonha do que no período em que ele tinha força e prestígio entre os seus. A vontade de Deus prevaleceu sobre a vida de Sansão, nos mostrando que a soberba é uma tolice diante da grandeza de Deus. 

Portanto, a soberba precede a queda porque ela substitui a confiança em Deus pela glória humana. E no exato momento que Sansão percebeu que sua força não vinha dele mesmo, mas do Senhor, ele alcança a honra e derrota seus inimigos.

Que o Senhor nos ajude a sermos mais humildes. E que a história de Sansão seja um exemplo de que a soberba precede a queda, mas o Senhor exalta os humildes.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *