google-site-verification=feGCdkv_QlhPVEQ18_X8SuU2rNhmcLV4AWvDAQpholQ

Culto de gratidão: O que é e como organizar?

O culto de gratidão é um serviço de adoração e agradecimento a Deus pelas bênçãos recebidas. Geralmente, no culto de gratidão ou de ações de graças, a comunidade cristã se dedica especificamente para valorizar o ato da gratidão.

Se você quer saber o que é e como organizar um culto de gratidão em sua igreja, venha comigo que eu te ajudo!
LEIA TAMBÉM:

Como montar um culto de agradecimento?

O culto de gratidão tem uma estrutura bastante simples, uma vez que todas as partes do culto têm o agradecimento a Deus como objetivo maior. Você pode seguir a sugestão abaixo para organizar o culto:
  1. Oração Inicial
  2. Leitura bíblica sobre gratidão
  3. Oração de gratidão
  4. Confissão de pecados
  5. Momento de louvor
  6. Pregação da palavra
  7. Compartilhamento de bençãos
  8. Oração final

Oração inicial

Deste modo, o culto de ações de graças começa com uma oração, em que o dirigente com um simples pedido: que Deus receba a gratidão do seu povo.
O dirigente do culto pode orar assim:
Senhor, Deus nosso, somos imensamente gratos a ti por essa oportunidade de demonstrar toda nossa alegria de pertencer a ti. Nosso coração se enche de satisfação, pois o Senhor é bom e sua graça é eterna. Neste culto vamos demonstrar ao Senhor o quanto somos gratos pelas bençãos recebidas. Que o Senhor nos ajude e direcione neste culto, em nome de Jesus, amém!

Leitura bíblica sobre gratidão e oração de ações de graças

Após a oração, o culto prossegue com uma leitura Bíblica que explica o significado de agradecer a Deus pelas bênçãos. No último tópico você tem pelo menos 10 versículos que podem ser lidos no culto de ações de graças, confira lá!
Após a leitura, o dirigente também pode listar os motivos de gratidão que a comunidade tem em relação a Deus.
Junto a esse momento, a igreja pode orar pelos motivos listados acima, demonstrando a Deus toda a gratidão da comunidade por bênçãos específicas.

Confissão de pecados

Após essa parte, um momento de confissão é necessário. Se por um lado o culto de gratidão é um espaço de agradecimento e louvor, por outro, continuamos pecadores.
O dirigente do culto pode fazer uma leitura Bíblica sobre confissão de pecados para, logo depois, fazer uma oração de arrependimento. É preciso orar pela ingratidão do povo de Deus e principalmente, pela nossa falta de fé.

Momento de louvor

Depois, é o momento de louvor através do ministério de louvor. Geralmente, esse é um dos momentos mais aguardados do culto de ações de graças, quando os fiéis cantam louvores a Deus pelas incontáveis bênçãos recebidas.
Existem milhares de canções que podem ser ministradas em um culto, inclusive alguns hinos tradicionais que são cantados nas igrejas históricas. Mas abaixo, separei algumas sugestões mais “modernas” que podem ser cantadas:

Te agradeço (Batista da Lagoinha/ Paulo Baruk)

Te agradeço – Kléber Lucas

 

Eu sou Grato (Adhemar de Campos)

Gratidão (Gabriela Rocha)

Pregação da palavra no culto de ações de graças

Após o valor, o dirigente pode direcionar o culto para o momento da pregação da palavra de Deus. Como momento central do culto, o ministro da palavra – seja o pastor ou um leigo – pode pregar sobre duas perspectivas:
  • Trazer uma mensagem que incentive os irmãos a praticar a gratidão a Deus
  • Exortar a igreja ao abandono da ingratidão e viver uma vida de gratidão ao Senhor.

Compartilhar bençãos e oração final

Depois da pregação, a igreja pode fazer um momento de “contar as bençãos” e compartilhar aquilo que Deus te feito na vida da comunidade. Esse é um momento especial do culto, quando todos os fiéis podem se alegrar com as bençãos derramadas na vida do outro, experimentando a gratidão de forma comunitária.
Após o compartilhamento das bençãos, o dirigente pode fazer uma oração final, agradecendo a Deus pelo culto e despedindo assim a igreja.

O que falar no culto de gratidão?

O tema gratidão não é difícil de ser explorado. O pregador no culto de ações de graças deve mostrar na Bíblia que o cristão deve dedicar sua vida ao Senhor, sempre em gratidão pelas graças recebidas.
A gratidão atinge dois aspectos da vida cristã. O primeiro deles, é a gratidão pela salvação. Por definição, aquele que crê em Jesus deve ser eternamente grato pelo amor de Deus e por sua misericórdia em nossas vidas. A gratidão é uma resposta do cristão à graça salvadora, que nos tirou das trevas e nos transportou para o seu Reino de Luz.
Em segundo lugar, a gratidão é uma consequência da nossa vida com Deus. Aquele que crê em Jesus tem uma vida dedicada à oração e, portanto, o Senhor ouve nossos pedidos. Quando agradecemos a Deus pelas bençãos, somos gratos por sermos atendidos quando clamamos.
Por isso, toda nossa vida é cercada pela bondade e misericórdia a Deus. E cumpre-nos sempre agradecê-lo, tanto pela salvação quanto pelas bençãos recebidas diariamente.
Abaixo, você pode conferir uma pregação do Pr. Hernandes Dias Lopes para te inspirar a se preparar para uma mensagem de ações de graças do culto:

Versículos para o culto de ações de graças

Abaixo, você encontra 10 versículos que você ler no culto de ações de graças, confira:

Com louvor e ações de graças, cantaram responsivamente ao Senhor: “Ele é bom; seu amor a Israel dura para sempre”. E todo o povo louvou ao Senhor em alta voz, pois haviam sido lançados os alicerces do templo do Senhor.
(Esdras 3:11)

Darei graças ao Senhor por sua justiça; Ao nome do Senhor Altíssimo cantarei louvores. (Salmos 7:17)

Senhor, quero dar-te graças de todo o coração e falar de todas as tuas maravilhas. Em ti quero alegrar-me e exultar, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo. (Salmos 9:1,2)

Eu te darei graças na grande assembleia; no meio da grande multidão te louvarei. (Salmos 35:18)

Entrem por suas portas com ações de graças, e em seus átrios, com louvor; dêem-lhe graças e bendigam o seu nome.
Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações. (Salmos 100:4,5)

Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito,
falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor,
dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Efésios 5:18-20

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. (Filipenses 4:6)

Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele,
enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão. (Colossenses 2:6,7)

Portanto, saiamos até ele, fora do acampamento, suportando a desonra que ele suportou. (Hebreus 13:13)

Deem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre. (Salmos 118:1)

Conclusão

O culto de gratidão e ações de graças é um tributo a Deus. É a demonstração de todo nosso agradecimento por pertencer ao Senhor, usufruindo de uma vida plena em seu Caminho. Por isso, o culto não pode ser um espaço para engrandecimento de pessoas ou ministérios, mas sempre focado no Senhor.

Amém?

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *