O Que é Paz na Bíblia?

Você sabe o que é paz na Bíblia? Vamos responder essa questão para você através deste texto. Podemos dizer que paz é uma palavra muito popular e fazemos o uso dela no nosso dia a dia. Muitos utilizam a palavra paz como sinônimo de ausência de guerra ou conflito.

De acordo com a definição de dicionário, a paz é uma “relação entre pessoas que não estão em conflito; acordo, concórdia”. Ou também, é considerada com “relação tranquila entre cidadãos; ausência de problemas, de violência”.

A paz também se refere ao descanso ou “estar calmo”. O Dicionário Oxford a define como “o estado de estar calmo ou quieto”. Ou seja, a paz também pode um lugar como pacífico ou até mesmo um estado de espírito de paz. Mas o que a Bíblia diz sobre a Paz?

O significa de paz na Bíblia

No entanto, a paz na Bíblia é um pouco diferente. A paz bíblica é mais do que apenas a ausência de conflito ou um estado de descanso. Significa completude ou totalidade, e aponta para a presença de outra coisa. Para entender melhor a paz bíblica, vejamos as palavras originais em hebraico e grego.

A palavra paz em hebraico tem o significado de shalom, que significa completude, solidez e bem-estar. Ela vem da palavra raiz shalam, que significa “fazer as pazes ou tornar inteiro ou completo”.

Portanto, ter a paz no sentido bíblico significa estar em um estado de totalidade ou completude, sem qualquer deficiência ou falta. Shalom é frequentemente usado no Antigo Testamento sobre o bem-estar dos outros. Por isso, entre os judeus, eles cumprimentam o outro dizendo “shalom”, desejando o bem-estar para o seu próximo.

No grego, a palavra paz que é bastante utilizada no Novo Testamento vem da palavra grega eiréné. De acordo com Strong, eiréné significa um, paz, tranquilidade e descanso. Origina-se da palavra de outra palavra que tem significado de unir ou unir em um todo.

Portanto, paz em grego significa unidade; é juntar várias partes para formar um todo ou defini-lo como um novamente. Por exemplo, dois amigos que se reconciliam depois de uma briga fazem eiréné; isto é, eles voltam a ficar juntos e seu relacionamento é completo.

O que é ter paz?

A Bíblia nos mostra que a paz de Deus “transcende todo o entendimento”, confira:

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. (Filipenses 4:7)

De acordo com o Christianity Today, ter paz significa possuir “a harmonia e a calma do corpo, da mente e do espírito que suplanta as circunstâncias terrenas”.

Vemos isso nas cartas de Paulo, quando quase todas começam com a frase: “Graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo”. Ao longo da leitura bíblica, descobrimos que a paz é definida como uma bênção de Deus e harmoniosa com seu caráter.

Ou seja, ter a paz significa encontrar um estado tranquilo de segurança em Deus, quando nos submetemos e confiamos na presença do Senhor em nossa vida. Para ter a verdadeira paz, precisamos de humildade e coragem para experimentar aquilo que Deus nos deu por meio de Jesus Cristo, buscando além das meras habilidades de nosso próprio entendimento.

Versículos bíblicos sobre a paz

Agora, que o próprio Senhor da paz vos dê paz em todos os momentos e em todos os sentidos. O Senhor esteja com todos vocês. (2 Tessalonicenses 3:16)

“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. (João 16:33)

“Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus”. (Mateus 5:9)

Tu guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia. (Isaías 26:3)

Se possível, no que depender de você, viva em paz com todos. (Romanos 12:18)

E reine em vossos corações a paz de Cristo, para a qual fostes chamados em um só corpo. E seja grato. (Colossenses 3:15)

Em paz me deitarei e dormirei; só tu, ó Senhor, me fazes habitar em segurança. (Salmos 4:8)

Esforçai-vos pela paz com todos e pela santidade sem a qual ninguém verá o Senhor. (Hebreus 12:14)

Que ele se afaste do mal e faça o bem; que ele busque a paz e a persiga. (1 Pedro 3:11)

Portanto, tendo sido justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo. (Romanos 5:1)

Grande paz têm os que amam a tua lei; nada pode fazê-los tropeçar. (Salmos 119:165)

Pois Deus não é um Deus de confusão, mas de paz. Como em todas as igrejas dos santos. (1 Coríntios 14:33)

“Não pensem que vim trazer paz à terra. Não vim trazer paz, mas espada. Porque eu vim colocar o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra. E os inimigos de uma pessoa serão os de sua própria casa (Mateus 10:34-36)

 

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *