Deus tem visto suas lutas: não pare de orar!

O que significa dizer que Deus tem visto suas lutas? Na verdade, Deus conhece sua dor e sofrimento. Você pertence ao Senhor como filho/filha, por isso, Ele acompanha você em todos os seus passos. A melhor opção que você tem é esperar e confiar no Senhor, mais nada, pois Ele tem o melhor para você!

Quando você estamos sofrendo, temos a oportunidade de parar e ouvir atentamente o que Deus está nos dizendo. Como disse C. S. Lewis, “o sofrimento é o megafone de Deus”. Em muitas situações o sofrimento amolece nosso coração para entender aquilo que o Senhor quer de nós. 

Diante disso, separei para você alguns elementos bíblicos que mostram que Deus tem visto suas lutas. Isso não é nenhuma promessa vazia de que seu sofrimento acabará agora. Longe de mim fazer isso. Só Ele tem o controle do tempo! A única certeza que eu te dou é a mesma que Jesus nos passou: que Ele estará com você todos os dias de sua vida!

LEIA MAIS:

1. Você não está sozinho: Deus tem visto suas lutas!

Uma das histórias mais surpreendentes da Bíblia é quando Sadraque, Mesaque e Abednego se recusaram a se curvar e adorar o ídolo que o rei Nabucodonosor havia estabelecido. Diante do sofrimento, eles continuaram fiéis ao Senhor. Eles simplesmente optaram em permanecer em Deus mesmo com as ameaças que estavam sofrendo. 

Os três foram jogados em uma fornalha gigante para serem executados. O rei olhou para dentro da fornalha e exclamou: “Veja! Vejo quatro homens andando no fogo, desamarrados e ilesos, e o quarto parece um filho dos deuses ”(Daniel 3:25).

Isso mesmo, irmão ou irmã: Deus prometeu que estará lá quando você mais precisar dele. Jesus disse, em João 14, que nunca seremos deixados sozinhos, que ele enviaria o Espírito Santo para estar conosco e nos dar paz.

Portanto, em meio a dor e ao sofrimento, saiba: Deus tem visto o teu sofrimento. Mesmo que não vejamos mais saída, não podemos nos esquecer que o Senhor garante sua presença conosco. Isso é uma promessa e Ele não falha. 

A palavra grega para o Espírito Santo é traduzida literalmente como “aquele que vem ao lado”. Também, o Espírito de Deus é chamado pelo próprio Jesus de Consolador, aquele que nos acompanha e fortalece nossa fé em meio às provações. Ele está com você!

2. Jesus viveu entre nós e sabe nosso sofrimento

Você já passou por uma situação dolorosa e conversou com alguém e depois percebeu que a outra pessoa passou exatamente pelo que você está enfrentando? Algo nessa conexão oferece encorajamento e fortalece sua fé. Jesus veio a esta terra e viveu uma vida humana. No deserto, Ele foi tentado pelo diabo. Diante do desafio que ele tinha em pregar a Palavra de Deus e levar a mensagem de salvação a todos, o Mestre não ficou ileso ao sofrimento. Confira: 

“Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado”. (Hebreus 4:15)

Ou seja, Jesus se compadece de nós porque Ele também sofreu e conhece nossa luta!

Antes de encarar a cruz, Jesus foi ao monte das Oliveiras, e lá ele sentiu um dos maiores assombros de sua vida na terra. A dor e agonia eram imensos, ao ponto de dizer: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”.

Alguma vez você falou a mesma coisa para Deus? Jesus passou pelo que você está enfrentando e sentiu as coisas que você está sentindo. Alguns sentimentos simplesmente detonam nosso coração e certos pensamentos detonam nossa alma:

  • Senhor, eu não consigo mais! 
  • Deus, eu desisto. Não quero mais prosseguir.
  • Por que eu estou sofrendo tanto?
  • Quando minha dor vai passar?

Sim, Deus tem visto suas lutas. Não perca a fé nem pare de orar. No tempo de Deus, você saberá tudo que precisa ser feito e só o Senhor sabe quando tudo isso passará. 

3. Sua dor tem um propósito

Uma das coisas mais difíceis sobre a dor é a sensação de que ela é inútil. Sabemos que há uma razão para o que estamos passando. Sempre há uma razão, ainda que não compreendemos. Isso não significa que Deus causa nossa dor. Mas, significa que ele pode dar um propósito até mesmo à nossa dor sem sentido. Também significa que ele pode extrair o bem de tudo o que é ruim.

Por isso, “Deus quer trabalhar em sua dor para torná-lo mais parecido com Jesus. Isso significa que sua dor nunca é em vão. Ele trabalha em TODAS as coisas para produzir maturidade semelhante à de Cristo.”

Desta forma, Deus também usa a dor para nos tornar mais semelhantes a Jesus. Romanos 8:28, “E sabemos que em todas as coisas Deus trabalha para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados segundo o seu propósito.”

Deus usa todas as coisas, mesmo as dolorosas, para o nosso bem. No versículo 29, temos a definição de Deus para “bom”. Ele define o bem como nos conformar à imagem de seu filho. Deus quer trabalhar em sua dor para torná-lo mais parecido com Jesus. Isso significa que sua dor nunca é em vão. Ele trabalha em TODAS as coisas para produzir maturidade.

Lembre-se: Ele não causa todas essas coisas, mas faz com que todas as coisas cooperem para o nosso bem, pois “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Romano 8: 28).

4- Deus tem visto suas lutas: quando elas acabarão?

Mesmo depois de tudo que você leu aqui, você ainda pode perguntar: Onde está escrito na Bíblia Deus tem visto suas lutas? Na Bíblia diz que Deus conhece nossa dor. Em Êxodo 3:7, ele afirma: “Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo”. Também, no Salmo 139, o salmista declara: Senhor, tu me sondas e me conheces (139:1). Ou seja, Deus tem visto o teu sofrimento e conhece sua dor.

Em Romanos 8:18, Paulo – que experimentou todos os tipos de dor – escreve: “Considero que não vale a pena comparar os nossos sofrimentos presentes com a glória que em nós será revelada”. 

Ou seja, podemos suportar muita dor se soubermos que algo melhor está por vir. É mais fácil perseverar quando há uma recompensa por ser fiel durante os momentos de provação. 

Portanto, só Deus sabe quando seu sofrimento acabará. Os falsos profetas prometem que tudo passará rápido. Mas Deus sabe o tempo necessário para que todo seu sofrimento acabe. O mais importante é permanecer firme na fé e buscar em Deus o conforto. E Ele te fortalecerá!

Por fim, Deus tem visto suas lutas. Você está com dor? Você está sofrendo? Lembre-se: você é filho/filha de Deus. O Senhor ama você!. E, se você ouvir com atenção, poderá ouvi-lo sussurrar: “Eu estou contigo”!  

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *