fbpx

O Senhor é meu pastor nada me pode faltar

O que diz o Salmo 23? De forma bastante simples, este salmo nos ensina que se o Senhor é meu Pastor nada me pode faltar. Isso não significa que teremos tudo, mas que o Senhor assume em nossa vida tudo que precisamos. Por isso nada nos falta!

Por meio dessa simples ilustração de Deus como nosso pastor, vemos como o Senhor cuida e se preocupa em nos guiar e proteger. O Senhor é Meu Pastor, nada me pode faltar, tem um sentido profundo na espiritualidade cristã, tanto é que o Salmo 23 é um dos mais conhecidos entre todos.

O escritor deste salmo, curiosamente, o Rei Davi, também foi um pastor de ovelhas. Na cultura hebraica, ser pastor era considerado um trabalho humilde, dado geralmente ao membro mais jovem da família, como Davi – que era o mais jovem de seus irmãos e ignorado por seu pai.  Mesmo assim, o ofício do pastor nos ensina grandemente o quanto Deus nos ama e o quanto podemos ser abençoados por seu pastoreio.

Leia o Salmo 23

Antes de aprofundarmos um pouco mais no sentido da expressão “o Senhor é meu pastor, nada me pode faltar, leia abaixo o Salmo 23 completo:

“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.

Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;

refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.

Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.

Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.”

Por que Deus é o nosso pastor?

Um pastor representa um relacionamento mais próximo e íntimo com o alvo do seu pastoreio. O pastor conhece suas ovelhas e faz todo o trabalho para mantê-las seguras. Na parábola da ovelha perdida, Jesus pergunta: “Qual de vocês, tendo cem ovelhas, se perdeu uma delas, não deixa as noventa e nove em campo aberto e vai atrás da que está perdida, até que a encontre? (Lucas 15: 4)”. 

Por isso, o pastor tem profunda preocupação e cuidado não apenas por todas as suas ovelhas como um todo, mas também por cada uma delas. É assim que Deus cuida de nós. Ele conhece cada uma de nossas necessidades, conhece cada fio de cabelo de nossa cabeça, sabe quando até mesmo um de nós está perdido e tomou todas as providências para nos encontrar por meio de Seu Filho Jesus Cristo.

No oriente, os pastores de ovelhas cuidam do seu rebanho nos desertos, em locais de difícil sobrevivência. Em contrapartida, as ovelhas são animais frágeis, sem defesas instintivas contra predadores e por isso, dependem inteiramente do seu pastor. 

A ilustração do Salmo 23 é perfeita: Deus é o nosso pastor pois, assim como as ovelhas, necessitamos completamente dEle. Nossa existência sem o Senhor é incompleta e insuficiente. 

O que significa o Senhor é meu pastor nada me pode faltar?

De forma óbvia, se o Senhor é o nosso pastor, isso nos torna as ovelhas. De forma direta, somos completamente dependentes de nosso Pastor, quer percebamos ou não.

Mas aqui está o que precisamos entender: não podemos ver Deus como pastor se não nos vemos como ovelhas. Quando abrimos nossos olhos para o quanto realmente precisamos e confiamos em Deus para tudo, mas percebemos sua provisão em nossas vidas. Se vivemos na mentira de que podemos fazer isso por conta própria, vagamos e nos afastamos de nossa verdadeira essência, em busca de satisfação em lugares artificiais.

Portanto, quando Davi diz “nada me faltará”, ele está reconhecendo o quão completamente confiante ele é um Deus como seu Pastor. Isso significa que em Deus, ele tem tudo que precisa, por isso nada ele sentirá falta. 

Muitos interpretam este texto da maneira errada pensando: “O Senhor é meu pastor, nada pode faltar. Ou seja, eu terei tudo que quero ou preciso”. Não é este o sentido original do salmo. Pelo contrário, Davi, como ovelha de Deus, reconhece que tendo o Senhor como o pastor, Ele já possui tudo.

Em Mateus 6, Jesus deixa claro que Deus vai suprir todas as nossas necessidades físicas e nem devemos nos preocupar com isso. O Salmo 23 , no entanto, diz que nada pode faltar justamente porque Deus é quem nos mantém e, mesmo que alguma coisa tenha falta, o Senhor é suficiente.

Ou seja, o contentamento com a vida vem do Senhor, e não das coisas que possuímos.

Outro desafio que temos em relação à expressão “nada pode faltar”, é a decisão de não desejar nada fora do escopo do que Deus quer para mim. Neste relacionamento pastor-ovelha com Deus, nosso contentamento está inteiramente no Senhor. 

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte

No mesmo salmo em que Davi corajosamente declara “nada me faltará”, ele também escreve sobre caminhar pelo vale da sombra da morte.

Davi não disse: “Nada me faltará” em uma época de abundância. Davi enquanto pastor, certamente teve experiência em guiar suas ovelhas em vales tortuosos. Ele sabia o que significava para uma ovelha enfrentar a face da morte.

Da mesma forma, o salmista como guerreiro e rei também passou pelo “vale da sombra da morte”. Diante disso, como o Senhor é o meu pastor, nada pode me faltar, então, diante das ameaças da vida e do encontro possível com o sofrimento, eu terei segurança em Deus. 

Portanto, a satisfação que temos em nosso Pastor não é condicional. Não temos que viver pelas declarações: “Se eu tivesse isso, então isso seria diferente”. Ou “se isso acontecesse, eu faria de tal forma…”

Porém, é muito difícil chegar a esse ponto porque vivemos constantemente nessa mentalidade de falta, de pensar sempre no que não temos, não fizemos ou ainda não conquistamos. Mas este Salmo está nos dizendo que não importa o que você fez ou realizou, Deus precisa ser o suficiente. 

Quando Ele está nos guiando, não teremos falta de nada. Ele vai nos suprir de maneira que simplesmente não podemos por conta própria. Uma ovelha não pode conduzir a si mesma. Por isso, não podemos ser verdadeiramente realizados sem Deus. Mas com Ele, não nos faltará nada, pois Ele simplesmente é tudo.

Por fim, o que significa o Salmo 23? Esse salmo nos mostra que quando o Senhor é o nosso pastor, nada me pode faltar. Não porque me satisfaço com suas bênçãos, mas porque sua presença me completa. Que Deus fortaleça nossa fé nEle, sempre! 

LEIA TAMBÉM:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *