google-site-verification=feGCdkv_QlhPVEQ18_X8SuU2rNhmcLV4AWvDAQpholQ

O que significa Amor na Bíblia? Leia aqui!

A palavra amor, aparece escrita na bíblia pelo menos 308 vezes, e desde já entendemos ser um assunto de muita importância para nós cristãos. Se engana quem acredita que ao se falar de amor secularmente, falamos apenas do sentimento de carinho e afeto entre um casal. Na verdade o amor é algo muito mais amplo, e que tem o seu princípio e origem no coração do nosso próprio Deus. Você sabe o que significa amor na Bíblia? Venha que quero fazer exatamente sobre isso com você!

Antes de começar, precisamos lembrar que na Bíblia, o amor é simplesmente uma característica definidora de Deus. Em 1 João 4:8 diz que Deus é amor. Ou seja, o amor é parte do caráter de Deus e por isso, o apóstolo João afirma que “aquele que não ama não conhece a Deus”.

Se você quer saber mais sobre o amor na Bíblia, você precisa ler este texto até o final!

LEIA TAMBÉM:

O que a Bíblia diz sobre o amor?

O primeiro ponto a se entender é que o amor é muito mais do que um sentimento, o amor é uma decisão, nós como filhos de Deus devemos sempre escolher amar, porque ele nos amou primeiro. E nesse contexto, encontramos em 1 Coríntios 13, 4-7, a descrição desse amor perfeito:

¨O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.¨

O versículo 4 traz a referência de que a pessoa que escolhe exercer o amor em sua vida, gerará bons frutos, tais como a paciência e a bondade, e em contrapartida afastará de si sentimentos ruins e pecaminosos. Podemos citar a inveja, o egoísmo e o orgulho. Sendo assim, entendemos que quanto mais amáveis nos tornarmos, mais frutificaremos e mais parecidos com Cristo nos tornamos.

Já o versículo 5 diz respeito ao amor diante as nossas relações com as pessoas, onde não há espaço para maltratar, diminuir, desfazer, ficar nervoso, irado, ou até se considerar mais importante, melhor que o outro. De igual modo, não há espaço para o rancor ou mágoas. Entendendo que o amor ao nosso próximo é a forma de manifestarmos o amor de Deus, e o quanto ele transforma nossas vidas.

No versículo 6 se fala sobre justiça e verdade, uma vez que, o coração de uma pessoa amável sempre arderá pela justiça, sempre terá prazer e alegria com a verdade, abominando as injustiças.

E por fim, o versículo 7 abrange como somos fortalecidos pelo amor em nossas vidas, como exercer o amor, nos torna resistentes, fortes, preparados, e esperançosos, mesmo diante ao sofrimento, mediante a espera, a falta de esperanças, e a situações tempestuosas.

Esse amor perfeito descrito em 1 Coríntios 13, também é chamado de Amor Ágape, que é justamente esse amor incondicional e perfeito que encontramos em Deus. E agora vamos descrever um pouquinho dos tipos de amor que também podemos encontrar referências na Palavra de Deus.

Quais são os 4 tipos de amor na Bíblia?

Na Bíblia, a palavra amor tem significados em diferentes contextos. Embora o amor seja um, ele é manifestado de 4 maneiras diferentes, descubra agora:

Amor Ágape

Como já bem explicado sobre o que significa amor na Bíblia, o Amor Ágape é o amor derramado deliberadamente sobre nós, o amor perfeito e incondicional, concedido a toda a humanidade por meio de Jesus, amor sacrificial, manifestando graça imerecida. Amor que nos constrange a vivermos de forma amável, porque ele nos amou primeiro.

Neste aspecto, o amor ágape é o retrato fiel daquilo que Deus fez por nós: amando a humanidade e mandando o seu único filho para nos salvar. Ou seja, o amor ágape é sacrificial, exigindo uma entrega em relação ao outro.

Amor Philia

Já o Amor Philia, também chamado de amor fraternal, é o que se refere ao amor entre amigos, de pessoas próximas, que compartilham afinidades, um dos exemplos que podemos citar é quando Jesus chama seus discípulos de amigos. Todavia, nesse amor encontramos uma característica de retorno da outra parte, de amizade, lealdade e reciprocidade.

Sendo assim, o Amor Philia ou fraternal pode ser exercido no apoio e suporte que damos aos nossos amigos, nos favores, no cuidados e zelo quando necessário para com a vida das pessoas que temos amizade.

Amor Eros

O Amor Eros, aqui sim falamos do amor romântico entre um casal, expressão da relação de intimidade entre mulher e homem, tal amor se concretiza com o matrimônio, onde o casal poderá desfrutar da intensidade desse tipo de amor, através da relação sexual. O Amor Eros também foi criado por Deus, para se viver dentro do casamento.

Amor Storge

Amor Storge é o amor dentro da família, onde há manutenção, cuidado, zelo, sustento, de uns para com os outros. Como por exemplo, pais que cuidam dos seus filhos e posteriormente na velhice, filhos cuidam de seus pais.

Tal amor também pode se manifestar através do compartilhar de conquistas e vitórias, da comunhão diária em casa, do ensinar da palavra, nos cultos domésticos, nas admoestações e correções.

Por fim, quando falamos sobre o significado de Amor dentro das Escrituras, sempre devemos entendê-lo como um instrumento poderoso na vida do cristão, capaz de nos transformar interiormente e transformar vidas ao nosso redor. E principalmente que  temos acesso á uma fonte inesgotável e perfeita desse amor, que se encontra em Jesus Cristo.

E aí, agora ficou claro o que significa amor na Bíblia? No vídeo abaixo, do Pr Antonio Junior, você verá outros detalhes sobre a mensagem do amor na Bíblia:

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *