O que é santidade na Bíblia?

Santidade é um tópico de extrema importância na Bíblia. É um dos principais temas do Novo Testamento e é reiterado várias vezes em toda a Escritura. A santidade é um assunto tão importante que Deus ordenou que sejamos santos como Ele é Santo. Mas o que realmente significa isso? O que é a santidade na Bíblia?

Basicamente, palavra “santidade” significa “separação, purificação, consagração”. A santidade é separar-se do pecado para se consagrar a Deus. É viver de acordo com a vontade de Deus em todas as áreas da vida.

A santidade não é apenas abstinência do mal, mas também a prática do bem. É processo que todo convertido tem, vivendo como alguém separado para Deus para viver o seu reino aqui nesta terra.

LEIA TAMBÉM:

O que é santidade?

A santidade é um ato de obediência a Deus. É seguir os seus mandamentos e viver de acordo com os seus princípios. É amar a Deus acima de tudo e amar o próximo como a si mesmo. A santidade é um ato de fé. É acreditar em Deus e na sua Palavra. É confiar em Deus e seguir os seus caminhos.

Como diz em Filipenses 2: “Desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor. Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade“. Se cremos em Jesus e fomos salvos por Deus da condenação à morte eterna, precisamos de viver de maneira coerente com o evangelho.

É exatamente essa “coerência” que chamamos de santidade: é o desenvolvimento da salvação aqui neste mundo. Neste ponto, a santidade ou a satificação é um resultado ou uma consequência da conversão.

Quando lemos acima a mensagem “desenvolvei a vossa salvação”, entendemos que somos chamados à santidade. O sentido mais correto da expressão “desenvolver a salvação” não é “trabalhar pela salvação“, mas “trabalhar na salvação” em direção à consumação da fé, em busca de sermos santos como Deus é santo.

De igual modo, a santidade também é um processo. Não é algo que se atinge da noite para o dia. É um processo que leva tempo e exige esforço. Mas é um processo que vale a pena, porque a santidade nos leva à verdadeira felicidade e à plena satisfação.

O que é santificação?

Então vamos continuar e entender de forma definitiva sobre o que é santidade na Bíblia ou o que é santificação. O autor John MacArthur Jr. diz que “o Evangelho exige um ato do homem no qual o pecador se arrepende e põe sua fé na pessoa e obra de Cristo”.

Porém, vemos que a Bíblia garante que a salvação é uma obra totalmente de Deus (Efésios 1:8,9) e que por iniciativa divina, Ele nos salvou antes mesmo da fundação do mundo (Efésios 1:4-5).

Isso não significa que nossa vida com Deus termina com a conversão. Pelo contrário, a conversão é o ponto de partida, e a santificação é a caminhada rumo à eternidade.

A Bíblia exige que sejamos santos e fiéis a Deus: “Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida“. Se por uma lado ninguém pode nos separar do amor de Deus (Romanos 8:33-35), por outro lado, Deus quer de nós perseverança, pois ainda não vencemos o pecado.

Como ser santo?

Essa é a pergunta que vale ouro: “como ser santo”? Na Bíblia, aprendemos que a santidade ao Senhor vem pela busca à Deus de forma constante. Aqueles que procuram a Deus através das Escrituras e se debruçam diariamente em oração, esses serão santos.

O presb. Hermstein Maia nos lembra que o pecado continuará nos assediando em toda nossa trajetória de vida, exercendo influência sobre nossas vidas. A Palavra de Deus nos ensina que nós pecamos, mesmo após o nosso novo nascimento.

Como disse o reformador João Calvino, “uma coisa é o pecado viver em nós; outra bem diferente é vivermos em pecado. Uma coisa é o inimigo ocupar a capital; outra bem diferente é suas milícias derrotadas molestarem os soldados do reino”.

Porém, a luta contínua contra esse pecado, confiantes no poder de Deus e na salvação que temos em Jesus, nos leva ao processo de santificação. Todos nós que nascemos de novo precisamos lutar para adquirir novos hábitos e viver o evangelho em sua integralidade. Isso é ser santo!

Isso significa que ser santo é uma luta contínua contra o pecado e a Bíblia nos mostra em várias passagens que Deus é fiel e justo para nos perdoar, quando confessamos e nos arrependemos das nossas falhas.

O próprio Jesus em sua vida neste mundo passou por toda sorte de tentações e provações. Seu exemplo é uma esperança que temos em nossa caminhada cristã:

“Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis desmaiando em vossas almas” (Hb 12.3)

Acima de tudo, a Bíblia mostra que Deus santifica aqueles que buscam sua presença, uma vez que em Cristo somos mais que vencedores. Na luta contra o pecado para viver em santidade, sabemos o nosso fim: seremos vitoriosos, em nome de Jesus.

E aí, o que achou desta explicação sobre o que é santidade na Bíblia? Assista então o vídeo abaixo do Douglas Gonçalves, confira!

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *