google-site-verification=feGCdkv_QlhPVEQ18_X8SuU2rNhmcLV4AWvDAQpholQ

O que é restauração na Bíblia? Leia e seja restaurado por Deus!

Quando pensamos na palavra restauração, podemos imaginá-la como um processo de volta à condição anterior. Por exemplo, se uma parede está rachada, podemos restaurá-la para que ela esteja novamente em boas condições. Mas o que significa restauração na Bíblia?

Basicamente, a restauração significa que Deus transforma nosso coração para que sejamos semelhantes ao modelo original que ele separou para nós, ou seja, uma vida de santidade e vida com Deus.

Na verdade, o significado da palavra restauração é “tornar a colocar em seu lugar original”. Na Bíblia, Deus é o nosso Restaurador, e a restauração é um aspecto central da Sua obra.

No Antigo Testamento, Deus restaurou os judeus após a escravidão no Egito (Êxodo 20:e os orientou a restaurar o templo (Esdras 6:15). Na história de Jerusalém, Deus restaurou os muros, a Torre de Davi e o templo (2 Crônicas 7:16). Deus também restaurou a Naftali (Isaías 49) e a Edom (Isaías 63:1). Deus também quer restaurar sua vida, por isso, entregue-se a Ele!

Quer saber mais sobre restauração e seu sentido bíblico? Leia aqui!

SAIBA MAIS:

O que é restauração na Bíblia?

No Novo Testamento, Jesus é o nosso Restaurador. Ele restaurou a Simão Pedro após ele ter negado Jesus (Lucas 22:61). Em Lucas 19, Jesus diz: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”. Ao longo de Sua vida, Jesus restaurou os doentes, os pecadores e os mortos (Mt 9:18-Jo 11:43-44).

A principal mensagem da Bíblia é que Deus é um Deus de restauração. Ele restaura os seres humanos, a natureza e as relações. Através da salvação em Jesus, Deus nos restaura. O autor David Chilton, “a salvação restaura o homem ao seu chamado e propósito original, e garante que o mandato original do homem – exercer domínio, abaixo de Deus, sobre toda a Terra – será cumprido”.

Ou seja, quando nos convertemos ao Senhor, passamos por um primeiro processo de restauração. Mas continuamos pecadores, e sempre nos afastamos de Deus. Por isso, em nossa vida com Deus estamos sempre em uma caminhada rumo à restauração completa. Mas em Cristo, temos a garantia que no Reino dos Céus, seremos semelhantes a Jesus, sem pecar.

Portanto, precisamos nos lembrar que em Cristo somos realmente somos uma nova criatura, pois somos recriados à imagem de Deus. Como destaca Chilton, temos em Cristo “a segurança da imagem restaurada de Deus está garantida, pois nossa posição está em Cristo, que não pode falhar. Nele temos a Vida Eterna”.

O que significa dizer que Deus restaura todas as coisas?

Em Romanos 8:19-Paulo diz: “Pois a criação aguarda ansiosamente a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação foi subjugada à futilidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a subjugou, na esperança de que a criação será libertada de sua decadência, para participar da liberdade e glória dos filhos de Deus. Nós sabemos que toda a criação geme e está em dores até agora”.

A Bíblia nos ensina que Deus é um Deus de restauração e que Ele está trabalhando para restaurar todas as coisas. Portanto, devemos esperar e orar por Sua restauração na nossa vida, na nossa família, na igreja e no mundo.

A Bíblia nos ensina que a restauração é um processo que envolve o perdão, a cura e a reconciliação. Deus perdoa os pecados (Efésios 1:e nos cura da doença (Mateus 8:17). Ele também nos reconcilia com Ele (2 Coríntios 5:18-e com os outros (Efésios 2:16).

A restauração é um evento, mas também é um processo. Deus está constantemente trabalhando para restaurar a Sua criação. A Bíblia nos convida a participar deste processo de restauração, nos tornando cooperadores de Deus (1 Coríntios 3:9).

Por fim, a Bíblia é um livro de restauração. Deus é um Deus de restauração e está trabalhando para restaurar todas as coisas. Neste ponto, o Senhor deseja que participemos deste processo de restauração, nos tornando cooperadores de Deus.

E aí, ficou claro para você o que é restauração na Bíblia? Assista à pregação abaixo do Pr. Hernandes Dias Lopes sobre restauração:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *