google-site-verification=feGCdkv_QlhPVEQ18_X8SuU2rNhmcLV4AWvDAQpholQ

Como ler a Bíblia todos os dias e Aprender com ela?

Ler a Bíblia todos os dias e aprender com ela é um desafio para todos os cristãos. Alguns conseguem ter mais disciplina, outros, lutam diariamente para conseguir ler a Palavra. Independente de qual seja sua posição, lembra-se que a leitura bíblica é um elemento central para os cristãos.

Mas como ler a Bíblia todos os dias mesmo sendo bastante ocupado com trabalho e com os afazeres de casa? Se você quer saber definitivamente como aumentar seu tempo de exposição às Escrituras, peço que leia este texto até o final!

Resumindo, para ler a Bíblia todos os dias, é necessário:

  1. Não esperar chegar o ânimo para começar a ler a Bíblia todos os dias
  2. Criar uma rotina de leitura da Palavra
  3. Ter persistência e insistir sempre
  4. Tenha maior envolvimento e responsabilidade na igreja
  5. Usar devocionários e ouvir pregações

Então, vamos para o texto! 

Leia também:

1 Não espere chegar o ânimo para começar a ler a Bíblia todos os dias

Uma das grande barreiras que muitos cristãos enfrentam para começar a ler a Bíblia todos os dias refere-se ao desânimo. Muitos querem sentir grande satisfação pela Palavra para começar a lê-la com regularidade. Isso é um engano!

O cristão precisa ler a Bíblia independente da sua vontade ou interesse em fazê-lo. Se Deus se revelou à nós por meio das Escrituras, a leitura nos conduzirá a uma vida de santidade. E para isso, precisamos de nos dedicar à leitura dela independente se queremos ou não.

Por isso, o mais importante é começar: pegar a sua Bíblia e se dedicar à leitura! Não espere uma iluminação divina ou um santo ânimo para começar. Pelo contrário, lute contra o desânimo e comece agora mesmo (ou depois de terminar este texto, claro!). 

2 Crie uma rotina de leitura da Palavra

Não sei como é sua rotina, mas aqui em minha casa temos um script que seguimos para dividir nossas tarefas e afazeres do dia-a-dia. Como temos um filho pequeno, desde seu nascimento desenvolvemos rotinas para otimizar melhor nosso tempo e sobretudo, aproveitar da melhor maneira o tempo em família.

Se você quer ser como ler a Bíblia todos os dias e aprender com ela, neste caso, é necessário inserir a leitura bíblica na sua rotina familiar. Se você tem tempo para alimentação, atividade física, estudos e trabalho, por que não tem tempo de leitura bíblica?

Na verdade, o tempo que passamos usando as redes sociais nos mostra que a falta de leitura bíblica não tem nada a ver com “falta de tempo”, mas sim de prioridade.

Portanto, para ler a Bíblia todos os dias é importante você escolher um horário do seu dia e ter disciplina para levar isso para frente! 

Minha experiência para ler a Bíblias sem falhar

Na minha caminhada cristã, por muitos anos tive dificuldade para ler a Bíblia diariamente. Na minha experiência, tudo mudou quando começamos a fazer nossa devocional em família.

Como escolhemos ensinar desde cedo a mensagem do evangelho ao nosso filho, separamos o horário da noite, antes de dormir, para leitura bíblica e oração.

Porém, tenho vários amigos que preferem o horário da manhã para fazer a leitura devocional com sua família. Por isso, veja qual é o melhor horário que você tem para fazer sua leitura bíblica diária e aprender mais da Palavra de Deus

3 Tenha persistência

Sejamos realistas, nossas agendas estão ocupadas e estamos sempre muito atarefados. Se você perder um momento devocional diário, não desista e se considere um fracasso. 

Perdoe a si mesmo, comprometa-se e comece de novo. Para ler a Bíblia todos os dias, é necessário saber lidar com os dias que falamos. Na verdade, muitos desanimam de continuar a leitura bíblica diariamente justamente após alguns dias de falhas diante do compromisso assumido.

Mas devemos ter algo em mente: começar ler a Bíblia todos os dias pode realmente ser uma experiência de mudança de vida. Você tem todas as possibilidades de se aproximar do Senhor como nunca antes, ao conhecê-Lo por meio da oração e da leitura bíblica. 

Desta forma, seu tempo com Deus será motivado por seu profundo amor por Ele e pela graça que Ele derramou em sua vida, não apenas por marcar um encontro para que você possa marcar uma caixa. 

Permita-se experimentar as bênçãos de passar tempo com seu Salvador e permitir que Ele transforme seu coração para que você reflita a imagem de Cristo para outras pessoas em sua família, vizinhança e local de trabalho.

Se você falhar um ou dois dias, não pare! Persista e continue no seu propósito. O primeiro objetivo é começar. O segundo, é ter consistência, ainda que com algumas falhar. O terceiro passo é fazer das falhas uma raridade em sua busca diária em ler a Bíblia todos os dias.

4 Tenha maior envolvimento e responsabilidade na igreja: isso te ajudará!

Na minha caminhada cristã, eu sempre tive algum envolvimento com minha igreja local. Seja no ministério de louvor ou na escola bíblica dominical, eu precisa de separar algum tempo de leitura bíblica para fazer algum exposição da Palavra em minha comunidade.

De certa forma, quem assume funções na igreja certamente precisará de maior tempo de leitura bíblica para, justamente, ensinar ou levar alguma devocional para outros irmãos.

Por isso, ter alguma função na igreja pode te ajudar nesta tarefa de resolver o dilema de como ler a Bíblia todos os dias e aprender com ela. Sabe por quê? Nós aprendemos mais quando estamos ensinando. Por isso, envolva-se ao máximo com sua igreja. Você pode fazer de várias formas, tais como:

  • Dar aulas para crianças
  • Ser professor ou professora na escola bíblica dominical
  • Ser líder de pequenos grupos (células)
  • Dirigir reuniões ou cultos de oração
  • Liderança de ministério de jovens ou adolescentes e etc

Ou seja, assumindo alguma dessas responsabilidades acima, você precisará estudar a Bíblia para contribuir com as pessoas de sua igreja. Por isso, envolva-se!

Por meio do envolvimento você se sentirá mais motivado para ler a Palavra para ensiná-la aos outros!

5 Como ler a Bíblia todos os dias e aprender com ela: Use devocionários, ouça pregações e escute a Palavra 

Se você tem muita dificuldade para ler a Bíblia, os devocionários são ferramentas que podem te auxiliar na leitura da Palavra. 

Os devocionários são textos de reflexões bíblicas para serem lidos todos os dias. Geralmente, o autor faz uma reflexão relacionado a algum tema da Escritura, e deixa a referência para você ler em outra ocasião.

Durante algum tempo em minha caminhada cristã, eu lia essas devocionais para me ajudar a ler a bíblia todos os dias. Antes de dormir ou na parte da manhã, eu abria o devocionário, fazia uma leitura rápida e ainda fazia uma oração agradecendo a Deus por aquela mensagem.

Mesmo assim, o devocionário não substitui a Palavra, mas é uma ferramenta que pode te levar a ter maior disciplina para e resolver como ler a Bíblia todos os dias e aprender com ela.

Da mesma forma, ouvir pregações – seja no Youtube ou em formato de Podcast – também te ajuda na reflexão da Palavra de Deus. Ouvir pastores ou pregadores experientes pode te dar verdadeiros “insights” que te levarão à leitura bíblica.

Outros irmãos que também não têm disciplina com a leitura da Palavra, podem utilizar a Bíblia em áudio para aprender a mensagem do evangelho. Seja no trânsito ou em momentos mais tranquilos do dia, escutar a Bíblia em áudio pode te ajudar a meditar na lei do Senhor. 

Mesmo com essas opções, ler a Bíblia diretamente é a melhor forma de aprender sobre Deus e ter contato direto com a revelação divina. 

Abaixo, deixo a sugestão de um vídeo em que o Rev. Augusto Nicodemus fala da forma que ele acredita ser a melhor para quem quer ler a Bíblia todos os dias, assista:

Meu querido irmão e querida irmã! Você tem alguma sugestão sobre como ler a Bíblia todos os dias e aprender com ela? Comente aqui embaixo!

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *