google-site-verification=feGCdkv_QlhPVEQ18_X8SuU2rNhmcLV4AWvDAQpholQ

Toma sua cruz e siga-me: o que isso significa?

Sendo bastante direto, o significado do “toma sua cruz e siga-me” é o cerne da mensagem cristã. Não existe salvação sem sofrimento, assim como não existe vida com Deus sem renúncia. 

Jesus fez um convite para seus seguidores, um chamado definitivo: ou vocês se tornam participantes completos da minha vida/morte ou vocês não têm parte com o Senhor.

Veja o que disse Jesus no evangelho de Mateus:

Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.

Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará.

Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?” (Mateus 16:24-26)

Vamos nos aprofundar mais sobre isso?

O que é tomar a cruz de Jesus?

Jesus sempre era seguido por muita gente. Suas palavras de vida eterna seduziam as pessoas a conhecerem a mensagem do reino. Além disso, Cristo não tinha preconceitos e seu ministério era totalmente voltado para as necessidades do povo.

Ele curava, sentava com pecadores, enfrentava os poderosos e praticava a bondade com amor. Ou seja, sua presença era desejada por todos “ou quase todos”. 

Mas em Jesus fez um convite meio estranho para seus seguidores. Ele disse: “toma sua cruz e siga-me”. Isso significa que ele convidou seus discípulos a se tornarem participantes do seu sofrimento.

 O chamado de Jesus não é nada agradável para quem não entende a grandeza da salvação. Seu convite é duro, pesado… Para sermos participantes da sua glória, temos provar do seu sofrimento.

 Em outras palavras, Jesus faz um convite inusitado: quem quiser me seguir, precisa abandonar a si mesmo e se entregar completamente.  

Como diz uma antiga canção: “é tudo ou nada, pega ou larga de vez”. 

O que significa renunciar a si mesmo?

Renunciar a si mesmo significa submeter a sua vontade ao senhorio de Jesus. É o mesmo que negar a si mesmo para que a vontade de Deus se cumpra na sua vida.

Viver o Caminho de Jesus sem a dimensão do seu sacrifício é incompleto. “Toma sua cruz e siga-me” significa assumir que sua vida será governada por ele.

No lado oposto temos o mundo. Enquanto Jesus te convida a abandonar seu próprio “eu” para seguí-lo, o mundo te convida a abraçar seu ego e viver para si. A mensagem não-cristã anuncia que a felicidade vem do comprimento máximo dos seus próprios desejos.

Em Jesus, a felicidade e a plenitude de vida começa com o sofrimento. Não estou dizendo que você precisa sofrer o que eles sofreram na cruz. Alguns cristãos na história tentaram fazer isso. Viveram o “toma sua cruz e siga-me” de forma extrema, flagelando o próprio corpo e vivendo um cristianismo triste. Não é isso! 

No entanto, o seu “eu” precisa morrer juntamente com Ele para que um novo homem/mulher nasça. “Tomar sua cruz e siga-me” é uma metáfora perfeita do que significa viver o evangelho.

Desta forma, quando renunciamos nossa vontade e assumimos o chamado de Deus, nossa vida ganha um verdadeiro sentido. Assim, entendemos que a Graça de Deus é suficiente em nós e  podemos viver em plenitude de vida.

O convite de Jesus é este: “toma sua cruz e siga-me”. Aqueles que foram alcançados pela mensagem do evangelho dirão: “sim, minha vida pertence a ti, Jesus”. Aqueles que não abrirem mão de si mesmos negarão a mensagem do reino para viver seus próprios prazeres.

E você, está disposto a tomar sua cruz e seguir Jesus?

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *