“Não consigo perdoar”: o que a Bíblia diz sobre isso?

O perdão é uma das práticas mais importantes para uma vida saudável e equilibrada. No entanto, muitas vezes, é difícil perdoar alguém que nos machucou profundamente. O sentimento de dor e mágoa pode nos levar a dizer: “não consigo perdoar“.

Se você tem dificuldades de perdoar alguém que te fez mal, veja algumas razões sobre a necessidade do perdão. Leia também como é possível perdoar a quem te ofendeu.

>>>>Não deixe de ler este texto: Oração pelo inimigos. Clique agora! <<<< 

A Bíblia nos ensina a perdoar, custe o que custar

Mas, segundo a Bíblia, o perdão é essencial para a nossa vida espiritual e emocional. Jesus ensinou que devemos oferecer o perdão apenas sete vezes, mas setenta vezes sete. Isso significa que não há limite para o perdão ao próximo.

Além disso, quando oramos, pedindo perdão a Deus, somos ensinados a perdoar os outros. Em Mateus 6:14-15, Jesus diz: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas”.

Outro argumento bíblico para a necessidade do perdão é o fato de que todos nós pecamos e precisamos do perdão de Deus. Em Romanos 3:23, lemos: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”.

Portanto, não podemos exigir que os outros sejam perfeitos e sem falhas, pois também somos falhos e precisamos do perdão. De fato, o perdão é doloroso para quem sofre, mas é libertador para quem entrega sua vida a Deus.

É claro que perdoar pode ser difícil e exigir muito de nós. No entanto, a Bíblia nos ensina que o perdão é essencial para a nossa própria paz de espírito e felicidade.

Em Colossenses 3:13, lemos: “suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós”.

Em resumo, a Bíblia nos ensina que o perdão é necessário para nossa própria vida espiritual e emocional. Devemos perdoar não apenas sete vezes, mas setenta vezes sete, e lembrar que todos nós pecamos e precisamos do perdão. É um processo difícil, mas pode nos trazer paz de espírito e felicidade.

Como perdoar alguém?

Em primeiro lugar, é importante lembrar que a capacidade de perdoar vem de Deus e é um presente dele para nós. Com a fé que Deus nos dá, podemos perdoar outras pessoas assim como Deus nos perdoa.

Em outras palavras, quando você diz “não consigo perdoar”, é justamente nesse momento que é necessário pedir a Deus para te ajudar a perdoar.

Neste caso, a Bíblia nos ensina que o perdão não é uma opção, mas uma necessidade. Não podemos escolher se vamos perdoar ou não, devemos perdoar todas as pessoas, inclusive aquelas que nos magoaram de forma profunda.

Na oração do “Pai Nosso” Jesus nos mostra exatamente isso, quando diz: Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores” (Mateus 6:12). Ele nos lembra que, assim como pedimos a Deus que nos perdoe, também devemos perdoar aqueles que nos ofendem.

De fato, não é fácil perdoar. Não é fácil perdoar a pessoa que:

  • Te traiu
  • Te trouxe prejuízos financeiros
  • Feriu alguém que você ama
  • Destruiu seu casamento
  • Destruiu sua amizade com outra pessoa.

Mas o perdão é um dom de Deus. Por isso, devemos clamar pelo perdão, pois, assim como Deus nos perdoa, também devemos perdoar aqueles que nos ofendem.

Em outras palavras, o perdão também não significa ignorar o erro ou o pecado, mas reconhecê-lo e escolher perdoar mesmo assim.

Se você está lutando para perdoar a si mesmo, a Bíblia nos ensina que o perdão de Deus é maior do que qualquer erro que possamos cometer. Deus nos ama incondicionalmente e está disposto a nos perdoar se nos arrependermos e pedirmos perdão. E o Senhor deseja que nós também tenhamos a mesma disposição em perdoar aqueles que nos perseguem.

Em resumo, a Bíblia nos ensina que o perdão é uma necessidade e uma escolha que devemos fazer, com a ajuda da fé que Deus nos dá. Devemos perdoar todas as pessoas e reconhecer o erro, mas não ignorá-lo. Se você está lutando para perdoar a si mesmo, lembre-se de que o perdão de Deus é maior do que qualquer erro que você possa ter cometido.

Neste outro texto, te mostro como Deus pode te ajudar a perdoar o próximo.

Ações que podem te ajudar a perdoar

“E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial de vocês perdoe as ofensas de vocês.” (Marcos 11:25). Este versículo nos incentiva a perdoar os outros como uma forma de buscar o perdão de Deus por nossas próprias falhas.

Por isso: Peça a Deus que te ajude a perdoar. Só Ele pode abrir seu coração e desejar o bem a quem te ofendeu.

De igual modo, ore por aquele que de alguma forma, feriu você ou alguém de sua família. Em Mateus 5:43, diz assim: Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem”.

Esse é o ponto mais importante quando você diz “não consigo perdoar”. Assim como Jesus nos ensina, “ore por quem te persegue”. Ou em outras palavras: “ore por quem te feriu“.

Sabe por que devemos orar por aqueles que nos magoaram? Justamente porque o perdão é fruto da graça de Deus. Não sendo algo natural, o perdão exige uma transformação da nossa vida, ou seja, só pelo poder de Deus podemos perdoar.

Que Deus te ajude a não dizer: “não consigo perdoar“. Que você – e eu também, claro – diga: obrigado, Senhor, por me ajudar a perdoar. Confira no vídeo abaixo, do Pr. Antonio Junior:

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *