Como Ensinar a Bíblia para os Filhos?
|Se você tem dúvidas sobre como ensinar a Bíblia para os filhos, fique comigo nesta leitura porque tenho muitas dicas e ensinamentos para te mostrar. Se você é pai ou mãe e também possui fé em Cristo, sabe o quanto é importante ensinar a Palavra de Deus aos filhos. Antes de querer que nossos filhos sejam bem sucedidos na vida, queremos que eles sirvam o Senhor e tenham temor de Deus.
Um dos textos mais relevantes que serve como base do ensinamento bíblico aos filhos está no Antigo Testamento, confira:
E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te (Deuteronômio 6:6-7).
Vamos entender melhor o que este texto tem a nos dizer sobre como ensinar a Bíblia para os filhos.
Ensinar os filhos no caminho do Senhor através do exemplo
Pense comigo: como fazer que meu filho se apaixone pela Palavra de Deus se eu mesmo, pai, não tenho qualquer interesse pela Bíblia? Por isso, o primeiro passo é os pais manterem uma rotina diária de leitura devocional da Bíblia. Seu filho ou sua filha precisa ver você lendo a Bíblia ou meditando na Palavra de Deus.
É a mesma coisa que tentar ensinar seus filhos a se alimentarem bem, mas você só come doces e comida industrializada. Ao contrário disso, nós como pais devemos amar a Palavra de Deus pois, assim, ensinaremos aos nossos filhos com amor e propriedade no assunto.
Os melhores mestres são esses: que conhecem do assunto e ensinam com autoridade de quem conhece do que ensina. Portanto, para ensinar a Bíblia aos nossos filhos, precisamos tê-la em nosso coração.
Como estudar a Bíblia com os filhos?
Se você passou pelo primeiro passo, sendo alguém que lê a Palavra no seu dia-a-dia e agora quer saber as melhores maneiras para ensiná-la aos filhos, o próximo passo é importante: comece! Isso mesmo! Não é uma dica mágica, mas prática. Para ensinar a Bíblia aos filhos precisamos separar um tempo de leitura e meditação com eles.
Alguns pais gostam de fazer a leitura ao acordar, antes das refeições ou antes de dormir. Não importa: separe um momento que, todos os dias, vocês farão a leitura da Palavra, juntos. A ideia é ler um trecho da Bíblia que não seja muito extenso, fazer uma pequena reflexão e depois orar, pedindo a Deus a assistência para viver sua Palavra.
Mas qual livro da Bíblia ler com meus filhos?
Você tem várias opções. Mas duas eu gosto bastante: ler sempre os evangelhos ou as histórias dos personagens bíblicos do antigo testamento. É interessante que nossos filhos conheçam Jesus e seus ensinamentos. Mas também que tenham contato com a história da salvação, entendendo como Deus trabalhou na vida do povo judeu apontando para a realidade da redenção.
Uma forma interessante de leitura bíblica com os filhos é por meio de uma sequência. Se você está lendo a história do Rei Davi, pegue 1 Samuel e leia todos os dias, até esgotar a história. Ler textos avulsos sem uma sequência não é didático para as crianças. Não é errado, mas é menos eficiente.
Como educar os filhos segundo a Bíblia? Ensinando todos os dias!
Voltando ao texto inicial de Deuteronômio, vemos que a missão dos pais é trazer a mensagem bíblica para as próximas gerações, fazendo conhecida a história da salvação. Deste modo, o próprio Deus nos diz como devemos ensinar a fé aos nossos filhos: assentados em casa, andando pelo caminho e deitando/levantando.
Neste aspecto, “assentados em casa” tem a ver com a rotina de leitura bíblica e prática devocional. Muitos pais querem que seus filhos amem a Deus e sua palavra, mas não oram juntos nem possuem qualquer espaço na rotina familiar para o aprendizado bíblico. Assim, ficamos distantes de cumprir nossa tarefa de guiar nossos filhos para a Verdade do Evangelho.
Mas o texto de Deuteronômio faz uma observação ainda mais profunda. Não seria tão eficiente apenas colocar o ensino bíblico como parte da rotina, sem o elemento “andando pelo caminho”. Que coisa maravilhosa! Ensinar a Bíblia aos filhos também se faz no dia-a-dia, aos trazer os princípios bíblicos na realidade da criança em várias situações cotidianas.