Como devemos nos vestir a partir da Bíblia? Confira!

Sempre que uma nova era da moda surge, você provavelmente estará andando por centenas de corredores de shoppings em busca das melhores ofertas! Você pode até ser apaixonado por roupas, mas elas estão de acordo com os princípios e valores do Reino? A Bíblia não oferece um “código de vestimenta” a ser seguido rigorosamente, mas alguns versículos podem ser diretrizes de como devemos nos vestir.

Seguir a lei?

Muitos cristãos acreditam que Deus não está preocupado com nossa fisicalidade (1 Samuel 16:7). Esta é uma meia-verdade. Certamente, Deus sempre olha para as intenções do nosso coração, mas seu olho também está em nossa aparência. 

A Lei mosaica atesta isso: se Deus não se importasse, Ele não teria prescrito mandamentos proibindo o uso de certas roupas ou indicações sobre barbas e cabelos. O Antigo Testamento reconhece as distinções naturais entre os sexos (Gênesis 1:27) e proíbe os homens de usar roupas femininas e vice-versa (Deuteronômio 22:5). 

O caso das calças, por exemplo, tornou-se assim um assunto de debate entre os cristãos. Alguns líderes ensinam que as mulheres não devem usar calças porque tradicionalmente eram usadas pelos homens. 

No entanto, nos tempos bíblicos, nem os homens usavam calças. O que uma mulher deve ou não usar é, portanto, uma questão de consciência e convicção diante do Senhor (Romanos 14:23, Gálatas 2:20).

A certeza que temos é que a Nova Aliança sob a qual estamos nos dão princípios superiores. Os seguidores de Cristo estão isentos da Lei do Antigo Testamento (Romanos 8:1-2, Gálatas 5:13-14), pois estes são os tempos da graça. No entanto, isso não significa que temos que nos vestir de qualquer maneira antiga.

1. Minhas roupas ilustram meu compromisso de viver uma vida santa?

Somos testemunhos vivos e refletimos nossa fé. Se o Espírito Santo de Deus passou a residir em nós, devemos ser templos dignos de recebê-lo. A santificação não é apenas vivida no interior e não diz respeito apenas à nossa atitude. Nosso guarda-roupa também deve ser santificado, e nossas escolhas de roupas sempre estão de acordo com os valores preconizados pelo cristianismo!

2. Como devemos nos vestir ou qual o critério da minha escolha? (1 Samuel 16:7, Provérbios 31:30)

Quando o mundo nos ensina vulgaridade, sensualidade, a Palavra nos pede para nos vestirmos com sobriedade, modéstia e discrição. Esses versículos, embora dirigidos às mulheres, também dizem respeito aos homens. Os critérios de beleza de nossas sociedades nada têm a ver com os de Deus.

Aos olhos do mundo, a verdadeira beleza é externa e se mostra, enquanto para nosso Senhor, é a beleza do coração que vem em primeiro lugar. Cultivar a piedade deve ser nossa prioridade.

3. Essa escolha é compatível com minha nova natureza? (Romanos 12:2)

A conversão implica uma mudança radical, uma conversão tanto do coração, e também do guarda-roupa, como pregam alguns pregadores! Não podemos continuar a nos vestir como costumávamos no mundo, a menos que nossas escolhas de roupas já estivessem corretas, o que raramente é o caso. 

Cristo nos chama à liberdade, mas essa liberdade não deve se tornar uma pedra de tropeço para nós ou para os outros. Não tentemos nos conformar com o século atual, tornando-nos escravos de modas que estão em contradição com o que Deus espera de nós.

4. Minhas roupas são ídolos? (Mateus 6:28-30)

Estou obcecado com meu guarda-roupa e aparência? Considero minhas roupas sagradas? Muitos reduzem a idolatria a simplesmente adorar estrelas ou curvar-se diante de estátuas. No entanto, todas as coisas às quais nos apegamos demais (jóias, objetos, roupas, sapatos femininos, atividades) podem constituir ídolos aos olhos de nosso Deus.

5. Qual é a mensagem transmitida pelas minhas roupas? (1 Pedro 5:5)

A modéstia no vestir não deve ser associada a um estilo extravagante de vestir. Simplesmente nos ensina a nos vestir com modéstia, sem chamar atenção (Provérbios 7:10). Discrição é fundamental. 

Assim como Paulo reconheceu que certos elementos da cultura greco-romana estavam errados e exortou os primeiros cristãos a não seguirem esses padrões, também devemos estar atentos às mensagens e valores que nossas roupas podem comunicar aos outros.

6. Estou vestido para atrair o olhar dos homens ou agradar ao Senhor? (Provérbios 31:25)

Por que você decidiu usar essa roupa? É só porque gosta, porque acha bonito, porque gosta da cor e fica bem com o seu estilo, ou porque valoriza o seu corpo e vai permitir que não passe despercebida na rua? Se eu sei que o que vou vestir pode causar a queda de outras pessoas, devo evitar fazê-lo.

7. Deus é glorificado? (1 Coríntios 6:19-20, 10:31)

A Palavra nos ensina que devemos fazer tudo para a glória de Deus. Ou seja, isso envolve como devemos nos vestir. Ou seja, nossas escolhas devem refletir o senhorio de Cristo em nossas vidas e nosso desejo de honrá-lo. 

Nossa aparência não deve transmitir uma imagem ruim de nós, assustar as pessoas ou, ao contrário, atraí-las pelos motivos errados. Nossa diferença deve intrigar o mundo no sentido positivo do termo, para despertar sua curiosidade e compartilhar nossa fé com eles!

Último conselho: ao escolher uma peça de roupa, pergunte-se se você conseguiria usar a mesma roupa na frente de Jesus. Ser cristão é um verdadeiro modo de vida que vai além de simplesmente se comportar bem. Também é necessário e importante prestar atenção na forma como devemos nos vestir, pois devemos ser bons testemunhos em todos os sentidos!

Artigo de colaboração: Ana Fernandes

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *