Como sabemos, a linguagem bíblica às vezes é um pouco difícil para quem não está habituado a sua leitura. Da mesma forma, pode ser difícil sua interpretação para quem está dando os primeiros passos na fé cristã.
Por essa razão, muitos iniciantes desistem de estudá-la por não conseguirem entender. Pensando nisso, escrevi este texto sobre Como Estudar a Bíblia para iniciantes.
>>Conheça o melhor curso de interpretação Bíblica da internet. Clique agora<<
Neste artigo, eu separei algumas dicas para quem quer iniciar o estudo bíblico de uma forma mais simples e intuitiva de entender, seja com sua bíblia na mão, ou em uma Bíblia de Estudo Online. Mas lembre-se: a Bíblia é a Palavra de Deus. Por isso, se você quer saber como estudar a Bíblia para iniciantes, peça a orientação de Deus para que a mensagem de Deus alcance o seu coração.
1. Se você quer saber como estudar a Bíblia como iniciante, precisa observa o texto bíblico
A observação é o primeiro passo, pois como citamos, a linguagem bíblica não é tão simples e é necessário ter certo cuidado. Não se pode interpretar o texto bíblico como mesma mentabilidade de hoje. Isso significa que o leitor bíblico precisa se atentar para a linguagem do texto e tentar interpretar a linguagem dos autores bíblicos. Confira abaixo.
Termos e figuras de linguagem
Os termos utilizados muitas vezes possuem mais de um significado, a depender do contexto, por exemplo.
Além de ter mais de um significado, ainda tem aquelas palavras que possuem sinônimos. Além disso, era muito comum a utilização de metáforas na bíblia.
Estruturação
Observe que a Bíblia é dividida em uma ordem cronológica, e existem sessões e nelas por sua vez os versículos.
Neste caso, mesmo no momento anterior à sua leitura, pesquise antes do que se trata aquela parte! Por exemplo, digamos que você irá iniciar a leitura do evangelho de Lucas. Ao dar início à leitura, entenda primeiro qual o contexto que você encontrará ali.
Desta forma, você pode pesquisar em Bíblias de estudo ou livros de teologia que podem te ajudar a entender o contexto daquela época. Essas ferramentas de estudo não substituem a Palavra de Deus, elas são apenas para auxiliar na compreensão textual.
Ênfase
Existem alguns capítulos e versículos que serão destinados a um tópico específico e irá revelar o quão importante é esse tópico.
Quando você perceber que há uma ênfase ali, significa que é onde você deve investir mais atenção.
Assim como, a repetição também é outra forma de explanar a importância do trecho.
2. Invista em interpretação
Quando iniciar a leitura e perceber que aquele determinado termo, ou frase ou versículo não ficou claro em relação ao significado, pare a leitura e busque sanar suas dúvidas em relação ao que aquilo quer dizer.
Observe os pontos a seguir para ajudar no processo interpretativo:
Contexto
Observe o contexto daquela passagem, observe também o contexto da passagem anterior e o da próxima, isso se trata de ler também as entrelinhas e não somente aquilo que está diante de você, e é claro que isso auxilia muito no entendimento geral.
Busque entender o contexto cultural
Primeiro, tenha em mente que a Bíblia foi escrita há muito tempo, e naquela época havia outros costumes, outros hábitos e uma cultura diferente.
Então, é necessário levar isso em consideração, assim como o contexto cultural daquele escritor específico que você esteja lendo e estudando.
3. Reflita e aplique
A medida que for estudando, vá também refletindo e aplicando na sua vida, afinal estudamos a palavra de Deus exatamente para entender o que o Senhor quer de nós e nos tornamos pessoas melhores e aplicação é a razão pela qual estudamos a Bíblia.
O senhor é dono da sabedoria divida, e seus ensinamentos sempre irão trazer evolução e consequências positivas para nossas vidas.
Ao ir entendendo e aplicando na sua vida, você irá observar os seguintes pontos:
- A construção de um relacionamento com Deus.
- A construção e melhoria no seu relacionamento com você mesmo e com as pessoas ao seu redor.
- Você pensará mais antes de agir e quais serão as possíveis consequências.
É necessário falar também, para que você não se cobre tanto e nem se pressione demais, pois o conhecimento da palavra e do que Deus quer para nós exige tempo, reflexão e muita prática!
Além disso, procure sempre outras interpretações que complementem a sua, há vários estudos bíblicos sobre todas as passagens bíblicas e eles ajudam muito a sanar as eventuais dúvidas que venham a surgir.
>>Conheça o melhor curso de interpretação Bíblica da internet. Clique agora<<
Considerações Finais sobre como estudar a Bíblia
Por mais que em alguns momentos possa parecer desanimador, saiba que a partir de certo momento, você começa a perceber que a palavra torna-se um alimento edificante para sua alma.
É necessário saber que será normal que dúvidas venham a surgir e para isso estamos aqui para te ajudar a entender!
Busque o Senhor e não se arrependerás! Procure entender a verdadeira essência e o que de fato o senhor quer de nós, é muito simples e ao mesmo tempo pode ser um desafio para nosso entendimento, mas continue buscando.
Lembre-se também que existem diversas interpretações, por isso a importância de orar e pedir o direcionamento de Deus antes de iniciar o estudo, para que ele possa te proporcionar discernimento e que o espirito santo te guie.
Desse modo, certamente você conseguirá entender e nutrir-se da palavra do senhor na sua vida e na sua alma. Você tem alguma dúvida sobre como estudar a Bíblia como iniciante?