O que é o Primeiro Amor segundo a Bíblia?
|O primeiro amor segundo a Bíblia pode ser entendido como a fase de maior entrega, fervor, dedicação e práticas piedosas na vida do crente. Geralmente é o período vivido na fase após a conversão, quando o cristão vive com todo vigor sua nova vida com Deus.
A expressão “primeiro amor” na Bíblia vem do texto de apocalipse 2:3-4, quando o próprio Senhor adverte a igreja em Éfeso, que perdeu o seu primeiro amor, confira:
“Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome, e não tem desfalecido.
Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor”. (Apocalipse 2:3,4).
A ideia seria que esse é um “amor” que os cristãos de Éfeso tiveram imediatamente após sua conversão e durante os primeiros dias de sua vida cristã. Ou seja, o texto nos leva a crer que os crentes daquela comunidade cristã abandonaram o amor fraternal, o amor por outros cristãos na igreja.
LEIA TAMBÉM:
Abandonar o primeiro amor significa perder a fé?
Não, abandonar o primeiro amor é um esfriamento espiritual. Aquele que perde o seu primeiro amor não significa que deixou de viver o evangelho ou que não é um cristão verdadeiro.
Algunas autores acreditam que aquele o primeiro amor é descrito como o amor mais importante que alguém pode experimentar, ou seja, o amor mais importante na vida de alguém que serve a Deus.
Isso significa que, ao se tornar um cristão, é importante ter um amor pelo Senhor Jesus que mova o coração a realizar a sua obra (2Co 5:14,15) antes de amar a obra em si.
É necessário despertar um desejo de viver por Ele, amar ao próximo e realizar a obra de Deus também. Infelizmente, muitos cristãos abandonam esse amor, tornando-se infrutíferos na prática.
O que a Bíblia diz sobre o primeiro amor?
Neste caso, o primeiro amor na Bíblia se refere ao amor Supremo, o amor que temos com Deus. Quando em apocalipse vamos essa expressão primeiro amor, podemos entender que aquela comunidade perdeu, em sua caminha com Deus, a vivência do amor em suas vida.
Em sua epístola aos Efésios, escrita cerca de 30 anos antes, o apóstolo Paulo mencionou o fervor de seu amor mútuo (1:15-16) e concluiu a carta com uma bênção para aqueles “que amam nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível”. (6:24). Mas agora, tantos anos depois, seu zelo e paixão haviam diminuído.
Aqueles cristãos de Éfeso não abandonaram a sua fé, nem deixaram de servir a Deus. Tanto na epístola de Paulo aos efésios quanto o próprio texto de apocalipse 2, entendemos que eles continuaram perseverantes na fé.
No verso 2 do texto citado, o Senhor se direciona à igreja de Éfeso, dizendo: “Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança”. Ou seja, eles continuavam fiéis a Deus.
Porém, eles perderam o primeiro amor. No verso 5, podemos entender a profundidade do primeiro amor na vida dos cristãos. Leia:
“Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar”. Apocalipse 2:5.
Jesus ordena ao seu povo a “fazer as obras que fizestes no início” (v. 5). Isso deixa claro que o primeiro amor se relaciona com a vivência do evangelho nos primeiros passos da fé cristã.
Mas na prática, esse primeiro amor se refere a qual tipo de relacionamento?
Em primeiro lugar, em relação ao próprio Deus. Abandonar o primeiro amor significa a perda do fervor e da comunhão diária com o Senhor.
De acordo com o Pastor Luciano Subirá, “a perda do primeiro amor é uma queda, é chamada de pecado, e necessita arrependimento”.
O pastor cita que “muitos crentes que continuam se dedicando ao trabalho do Senhor, mas perderam a paixão”.
Ou seja, quando nossa vida cristã vira apenas uma rotina, perdemos nosso real interesse por Deus e deixamos de lado a comunhão verdadeira com Jesus. Assina no link abaixo o que o pastor Subirá nos ensina sobre o primeiro amor segundo a Bíblia:
Portanto, o primeiro amor segundo a Bíblia é o amor pelo Senhor Jesus, que desperta em nós um desejo de viver por Ele, amar ao próximo e realizar a obra de Deus. E esse amor procede de Deus, que é amor.
Se você é cristão de uma longa caminhada, esta reflexão é uma oportunidade para pensar: “eu abandonei o primeiro amor”?
Se sua resposta for “sim”, este é o momento de buscar ao Senhor de todo o seu coração e clamar: “Jesus, assim como o Senhor disse aos efésios, me ajude a lembrar onde eu caí, para que meu amor pelo Senhor seja aceso novamente”.
Que Deus nos ajude a viver “o primeiro amor segundo a Bíblia“. Obs: Se você “crente raiz”, ouça essa música abaixo, primeiro amor, na nova versão do grupo Morada: