O que a Bíblia diz sobre o desânimo e como vencê-lo?
|A palavra desânimo é um termo bastante comum e usual para todos nós. Dizemos sempre que estamos desanimados para as mais diversas coisas. É comum o desânimo para tomar um banho num dia frio, de sair com a turma, com o nosso trabalho e etc. Mas de fato, quando realmente falamos em desânimo, tratamos de uma resposta intensa e emocional ou até mesmo espiritual. Mas o que a Bíblia diz sobre o desânimo?
O desânimo é o sentimento de se estar desestimulado, esmorecido, sem motivação, é a ausência de entusiasmo, de vontade, de coragem. Falamos de uma emoção ou reação tão intensa, a ponto de retirar a graça, a alegria e o prazer de atividades ou até mesmo de interesses que antes eram tão amados, tornando a pessoa apática, triste e desinteressada.
No reino de Deus, o desânimo se refere a indisposição de prosseguir na fé. A pessoa desanimada espiritualmente não sente vontade de servir a Deus, sempre cansada e desmotivada. Vamos ver aqui o que a Bíblia diz sobre o desânimo e como vencê-lo.
LEIA TAMBÉM:
O que significa justiça na Bíblia?
O que é idolatria na Bíblia? Fuja desse mal enquanto há tempo!
Mensagem de esperança na Bíblia: entregue sua vida a Deus
O que a Bíblia diz sobre o desânimo espiritual?
A realidade é que nunca será uma tarefa fácil estarmos animados, entusiasmados e motivados em todas as situações. No entanto, a Bíblia nos traz uma excelente notícia: Jesus nos deixou uma palavra sobre o desânimo em meio a nossa caminhada cristã, em João 16:33 “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”
No texto que vemos acima, nosso Senhor deseja abrir os nossos olhos, ouvidos e mentes para o que ele quer nos dizer, ele sabe e nos indica, que sim teremos muitas aflições nesta vida, problemas, momentos de crises, preocupações, angústias e sofrimentos.
Todavia, ele também nos faz um pedido, o de que não nos desanimemos, e sim tenhamos bom ânimo nele, pois Ele venceu; Ele é nosso salvador e redentor, e é ele quem cuida de nós. Ou seja, a vitória de Jesus na cruz é a maior motivação para lutarmos contra o desânimo.
A presença do Espírito Santo nos ajuda a vencer o desânimo espiritual
Em Salmos 34:17 ,o salmista traz o cuidado de Deus para conosco: “Clamam os justos, e o Senhor os escuta e os livra de todas as suas tribulações”.
Sabemos que existe o desânimo espiritual, que é quando o inimigo consegue nos atingir no nosso ponto fraco, ocasionando em cairmos em sua armadilha, e assim ficamos desanimados, esmorecidos.
Mas o que sempre temos que trazer à nossa mente, é que Cristo veio para trazer libertação das amarras dos nossos pecados. Além disso, a presença do Espírito Santo em nós nos dá força para superar o desânimo e prosseguir.
Em 2 Coríntios 4:8-’0 o apóstolo Paulo diz“ Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo”.
Portanto, devemos sempre entender que o desânimo poderá nos assolar e angustiar. Mas as Escrituras nos afirmam que em Deus temos alívio, guarida e socorro.
Como vencer o desânimo segundo a Bíblia?
Como já foi mencionado aqui, Jesus não quer que nossa vida esteja presa no desânimo. A vontade de Deus para nossas vidas é que vivamos uma vida buscando sempre a alegria do Senhor como nossa força e motivação diária, para vencermos todas as nossas lutas e batalhas.
Jesus nos traz em Mateus 11:28 “ Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”
Ou seja, vemos no Evangelho que o próprio Cristo quer aliviar nossos fardos, trazer alívio a nossas preocupações e sofrimentos. Já em Isaías 41:10 somos alcançados pela proteção e ajuda do Senhor “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel”.
Um versículo incrível que nos fortalece e nos enche do amor e cuidado do Senhor é em Isaías 40:29-31 “Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como de águias; correm e não se cansam; caminham, e não se fatigam”.
Em Filipenses 4:7 “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”.
Já em 2 Tessalonicenses 2:16 e 17 “E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, console os vossos corações, e vos confirme em toda a boa palavra.”
Na Bíblia encontramos a direção e a força necessária para viver uma vida de bom ânimo, de esperança e principalmente com fé e confiança no Senhor. Só Ele é capaz de nos ajudar e só nele somos capazes de receber a verdadeira paz, que vem do céu, para que assim possamos vencer todo e qualquer desânimo que vier a nos afligir.
Ficou claro para você o que a Bíblia diz sobre o desânimo? Se você está cansado (a) ou desanimado (a), veja esse vídeo abaixo do querido pastor Antônio Junior: