5 Exemplos de amizade na Bíblia para inspirar você!

Os verdadeiros amigos são leais uns aos outros nos bons e maus momentos. Eles colocam suas próprias necessidades de lado para cuidar das necessidades de seus amigos. Isso pode ser feito sendo generoso, solidário, honesto e confiável. Mas como ser um verdadeiro amigo? Para saber sobre isso, precisamos entender os exemplos de amizade na Bíblia que nos inspiram.

Um verdadeiro amigo está sempre disposto a dizer a verdade sobre algo que pode estar incomodando você, mesmo quando isso o deixa desconfortável ou estranho. Isso pode ser especialmente verdadeiro se o problema envolver um membro da família ou alguém com quem você tenha um relacionamento próximo.

Por isso, veja agora 5 exemplos de amizade na Bíblia e se inspire para se tornar um companheiro (a) melhor!

LEIA TAMBÉM:

Tempo de luto na Bíblia: como lidar com a morte?

Como memorizar a Bíblia: 5 dicas incríveis 

O que Jesus pregava: conheça o poder do evangelho, agora!

Amizade de Davi e Jônatas

Jônatas, filho do rei Saul, era um amigo próximo de Davi e mostrou-lhe amor e lealdade incondicionais, mesmo quando Saul estava tentando matar Davi.

A amizade de Davi e Jônatas é narrada no livro de I Samuel, capítulos 18 a 20. De acordo com a história, Jonatas, filho do rei Saul, formou uma amizade forte com Davi, apesar de sua posição como príncipe e o fato de que Davi era visto como um ameaça à sua sucessão.

Davi e Jônatas juraram amizade eterna um ao outro e Jonatas ajudou Davi a escapar da ira de seu pai. A amizade deles é vista como um exemplo de lealdade, amor e bondade, e é apreciada por muitos cristãos como um modelo de amizade.

Rute e Noemi amizade

Rute, uma mulher moabita, mostrou sua amizade e lealdade inabaláveis para com sua sogra Noemi, mesmo depois que seu marido e filhos morreram.

A amizade de Rute e Noemi é narrada no livro de Rute, no Antigo Testamento. Rute era uma mulher moabita que seguiu sua sogra Noemi, uma israelita, depois que seus maridos morreram. Noemi estava retornando para a sua terra natal, mas Rute decidiu ficar com ela, declarando sua lealdade e amor com as palavras “onde você for, eu vou; onde você viver, eu vou viver; o seu povo será o meu povo e o seu Deus será o meu Deus.”

A amizade de Rute e Noemi é vista como um exemplo de amor e lealdade, e é apreciada por muitos cristãos como um modelo de amizade entre mulheres. Além disso, a história de Rute também é vista como um exemplo da misericórdia e bondade de Deus, pois ela se tornou uma ancestral da linhagem de Jesus.

Paulo e Timóteo: exemplo de amizade na Bíblia

Paulo foi o mentor de Timóteo, um jovem que ele converteu ao cristianismo, e os dois tinham uma amizade próxima e amorosa.

A amizade entre o apóstolo Paulo e Timóteo é descrita nos livros de Atos e nas cartas de Paulo aos cristãos de várias cidades, incluindo Filipos, Colossenses, e 2 Tessalonicenses.

Paulo chamou Timóteo de “filho em fé” e o considerou um companheiro fiel na pregação do evangelho. A amizade deles é vista como um exemplo de amizade entre mentor e discípulo, e é apreciada por muitos cristãos como um modelo de comunhão e apoio mútuo no ministério.

Outro exemplo de amizade na Bíblia: Paulo e Barnabé

A amizade entre Paulo e Barnabé é descrita nos livros de Atos dos Apóstolos. Eles foram companheiros de viagem e ministério na primeira jornada missionária da Igreja cristã, visitando várias cidades e pregando o evangelho juntos.

Eles foram descritos como “homens cheios de fé e do Espírito Santo” e como tendo “grande harmonia” em seu trabalho missionário. A amizade deles é vista como um exemplo de colaboração e trabalho em equipe na promoção do Reino de Deus, e é apreciada por muitos cristãos como um modelo de amizade e comunhão no ministério.

Barnabé, um homem conhecido por sua bondade, era amigo íntimo de Saulo, que mais tarde se tornou o apóstolo Paulo, e encorajou os outros discípulos a aceitarem Saulo como um deles.

Essas amizades bíblicas demonstram o poder do amor, lealdade e apoio na construção de relacionamentos fortes. Eles servem como exemplos de como pode ser a amizade quando está enraizada em uma fé compartilhada e devoção a Deus.

Amizade de Jesus e seus discípulos

Jesus escolheu doze homens para serem seus amigos íntimos e discípulos, e passou muito tempo com eles, ensinando e pregando o evangelho.

Em diversos momentos na trajetória de Jesus neste mundo, seus discípulos e amigos não entenderam com clareza a missão de Cristo como Senhor e Salvador. Mas mesmo assim, eles andaram juntos, compartilhando a vida, o pão e a comunhão com Deus.

A amizade de Jesus com seus discípulos era baseada em confiança, respeito e amor. Ele os treinou e os guiou em sua jornada espiritual, e eles o seguiram de perto, compartilhando suas alegrias, tristezas e desafios.

Um dos exemplos mais profundos da amizade de Jesus com seus discípulos foi quando Pedro disso: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna” (João 6:68). O próprio Jesus deu a “senha” sobre como ser seu amigo. Em João 15, Jesus afirmou:

“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos”. (João 15:13). O nosso Senhor Jesus nos ensina sobre amizade, mostrando na prática que o amor entre amigos é sacrificial. Assim como Ele se entregou aos seus discípulos, nós como seus servos (e amigos) somos convocados a viver esse amor sacrificial uns pelos outros.

Jesus também foi compassivo e compreensivo com eles, perdoando suas falhas e encorajando-os a se tornarem pessoas melhores.

A relação de Jesus com seus discípulos é descrita como uma das mais profundas e significativas da história, e continua a inspirar pessoas de todo o mundo até hoje. Assim como Jesus os amou até a morte de cruz, os discipulos, amigos de Jesus, também entregaram suas vidas a Ele.

Após Jesus voltar para a Glória de Deus, os discípulos completaram sua missão aqui na Terra, sendo a maioria deles mártires da fé.

E aí, gostou dos exemplos de amizade na Bíblia? Confira abaixo este vídeo do Dr. Rodrigo Silva sobre a amizade de Jesus e seus discípulos:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *