Evangélicos: conheça o país com maior número de protestantes
|Se você acha que o país com maior número de evangélicos está na Europa, você está muito enganado. A nação com maior número de pessoas que confessam a fé evangélica é Honduras. De acordo com dados publicados pela Consultoria Interdisciplinar em Desenvolvimento (CID Gallup), 44% dos hondurenhos se declaram protestantes.
Em contrapartida, o país da América Central também possui a menor porcentagem de católicos quando comparado com outras nações do continente. Segundo os dados divulgados, apenas 36% da população hondurenha se identifica como católica. A pesquisa foi feita com uma população de 1200 pessoas do país, de diversas regiões.
O CID Gallup também disse que “a religião evangélica estaria se posicionando como a predominante na América Central e ao final da década, haveria mais do que os católicos na região”.
Neste caso, não é só Honduras que a população evangélica superou o número de católicos. Guatemala, Honduras e El Salvador, são outros estados-nacionais onde a população supera a católica em número de fiéis.
O site afirma que os entrevistados comentaram que nas igrejas há grupos de apoio. Outra característica dos evangélicos em Honduras é que eles são contra o consumo de álcool e drogas, além de considerar que a salvação é individual, não coletiva.
“Os evangélicos são mais acessíveis, recebem uma rede de apoio e vêm com bons olhos a prosperidade. Enquanto os católicos são cada vez mais regulamentares e fomentam a resignação frente à pobreza porque terão recompensa no céu”, afirma a pesquisa.
LEIA TAMBÉM:
O que é uma vida com propósitos?
Conheça o melhor aplicativo de Bíblia Online!
O Brasil também terá mais evangélicos?
Por enquanto, a população católica no Brasil é maior que a evangélica. Mas de acordo com pesquisa divulgada na Revista Veja, a população protestante deve ultrapassar pela primeira vez o total de católicos a partir de 2032. Há aproximadamente 22 milhões de evangélicos (22% do total) contra 125 milhões de adeptos do catolicismo (64%).
Tal pesquisa também mostra que o número de brasileiros evangélicos cresce em média 0,8% ao ano desde 2010, enquanto a quantidade de católicos diminui 1,2% no mesmo período.
Com isso, a progressão geométrica aponta para que cada uma das duas religiões correspondam a cerca de 40% da população em 2032.